sábado, 17 de janeiro de 2015

O grande portal da fantasia


  
Qual a importância dos livros? As pessoas costumam me perguntar. E eu respondo: na prática o livro não serve para nada. Elas, então, ficam desapontadas, pois vivemos num mundo muito utilitarista. Como assim, não serve para nada? Tudo precisa ter uma utilidade. Tudo precisa servir para alguma coisa. Tudo precisa dar resultado. E dar resultado rapidamente. Esta é a nossa mentalidade de capitalistas. Mas os livros não foram feitos para dar resultado.

As obras literárias foram feitas para trazer imaginação. O que para mim é mais importante que o dinheiro. Para mim. O livro nos dá a oportunidade de sair da vida maluca que levamos, parar um pouco, dar um longo suspiro e entrar no mundo do encantamento. E digo com absoluta convicção: nossa vida seria absurdamente insuportável sem a presença da fantasia. Precisamos de faz-de-conta, como precisamos de ar.

Não só a literatura é esse portal da fantasia, mas as outras artes também: música, dança, teatro, cinema. Considero o livro o grande portal da fantasia por causa de algumas de suas qualidades. Em primeiro lugar, ele exige silêncio. Quando você abre uma obra, você precisa de silêncio para entrar nela. Vivemos uma vida muito barulhenta e, às vezes, é bom sair um pouco dessa rotina. O livro, assim como a oração e a meditação, pode nos trazer esse silêncio tão escasso nos dias de hoje.

Em segundo lugar, o livro exige dedicação exclusiva. Quando você abre um exemplar é só ele. Com as outras artes, isso não acontece. Você pode estar no teatro e beijando na boca; ouvindo música e dirigindo ou assistindo a um filme em casa e mexendo no computador. Com o livro, isso não acontece, pois você precisa estar somente com ele.

Além disso, uma obra literária permite a participação do leitor na construção da estória. O livro é incompleto e infinito de possibilidades. Talvez por não ter os recursos visuais e sonoros que o cinema tem, quando lemos vamos imaginando como são os personagens, o lugar, a cena. Vamos construindo tudo isso na nossa cabeça. Cada um de nós constrói uma estória diferente na nossa imaginação quando lemos. No cinema, tudo está tão pronto, cheio de imagens, que não abre tanto espaço para criarmos também. E essa qualidade, sua incompletude, é fantástica, pois nos permite criar. Isso é fantasia na veia.

Por todas essas qualidades, o livro é para mim o grande portal da fantasia. Mais do que isso, quem lê mais, fala melhor, escreve melhor, vai melhor numa prova, vai melhor numa entrevista de emprego e tem mais desenvoltura na vida social. A literatura é uma ferramenta simples, barata e eficiente na transformação da vida. O livro promove maravilhas. Consuma sem moderação!


Nenhum comentário:

Postar um comentário