domingo, 6 de novembro de 2011

Futebol: paixão nacional

       
O futebol é assunto para tudo. O sujeito que conhece e gosta de futebol não fica calado numa roda de amigos. Tem sempre uma opinião formada, mesmo que os demais discordem:

            __ Na minha opinião, o Zico jogou muito mais bola do que o Maradona.

            __ Flamenguista é doente. Não tem jeito. O Zico só jogou no Maracanã.

            __ Cara, acho que você não viu o Zico jogar, como eu vi.

            Assim, temos uma discussão instalada para um domingo inteiro, sem nunca se chegar a um acordo.

            O futebol é um terreno de grandes paixões. E grandes paixões não têm nenhum juízo.

            __ O Reinaldo foi o melhor atacante de todos os tempos!

            __ Plínio, cê tá doido? E o Romário? E o Ronaldo? E o Careca?

            __ Rei! Rei! Rei! Reinaldo é nosso rei!

            Não adianta discutir. Nada vai fazer um “doente” mudar de opinião. Por mais que o mundo a sua volta diga que não, para ele, foi o Reinaldo que jogou mais. E pronto.

            Mesmo que suas opiniões sejam diferentes da maioria. Ainda que sua fala cause grande discussão.    O mais importante quando o assunto é futebol, é deixar muito claro que você entende do assunto, mesmo que nunca tenha calçado um par de chuteiras na vida.

            __ Time grande jamais pode usar três volantes. Time grande tem de jogar com um volante só. Ainda assim, um que saiba sair jogando. Dois meias armando e três atacantes. Dois abertos na ponta e um centroavante enfiado.

            Seus interlocutores vão lhe admirar. Vão pensar longos dois minutos para contestá-lo. Mesmo que discordem, você mostrou que sabe o que está falando.

            __ Você não acha que o time fica muito vulnerável jogando assim?

            __ De maneira alguma, vulnerável fica o adversário. Time grande tem de se impor, jogando sempre no ataque.

            Falando com esta firmeza, você conquista a plateia. Se tiver alguém na roda que não lhe conhece, vai até lhe chamar para uma pelada na terça-feira. E você vai recusar, é claro!

            __ Não posso. Estou disputando um campeonato. Na terça, é o dia que a gente treina.

            __ Nossa! É mesmo? E você joga de quê?

            __ Meia-esquerda. Sou um meia que arma, mas também chego no ataque. E gosto de bater em gol.

            __ Meia-esquerda? Achei que você fosse destro.

            __ Só da cintura pra cima...

            Agora, se você quer mesmo conquistar admiradores na roda de amigos, conteste a opinião dominante. E conteste com a firmeza soberana de quem conhece muito do assunto.

            __ Eu discordo de vocês. Muricy Ramalho não é melhor treinador do Brasil.

            Todos vão olhar para você com cara de reprovação.

            __ Time que o Muricy treina joga fechado na defesa, buscando os contra-ataques. Isso não é o verdadeiro futebol brasileiro. Time grande tem de jogar pra cima.

            No princípio, você será invejado, contestado e ridicularizado. Contudo, depois de algumas falas firmes, ganhará respeito dos amigos. Aposto que vai ser, inclusive, convidado para dar a sua opinião numa roda de futebol, quando o assunto estiver muito complicado, com opiniões contraditórias. Com o tempo, você terá direito a última palavra.

            Futebol é assunto para tudo. É ótimo assunto numa roda de amigos. E é assunto importante no trabalho também. Serve muito bem para motivar a equipe.

            __ Meus amigos, no nosso dia-a-dia, precisamos trabalhar como um time pequeno: todo mundo fechadinho na defesa, um ajudando o outro, na maior determinação. Mas quando vamos para o ataque, com a bola dominada, temos que ser como time grande, agir com confiança, ter criatividade e aproveitar as oportunidades.

            O futebol serve, ainda, para descontrair numa visita de negócios, quando você está diante daquele cliente que nunca viu pessoalmente e não sabe nem como começar a conversa. Aí, de repente, para sua salvação, toca o celular dele: “Botafogo, Botafogo, campeão, desde 1910”. Pronto, seus problemas acabaram!

            __ Botafoguense está feliz, né! Time jogando bem, jogadores na seleção! Acho até que vai ganhar o Brasileiro!

            Com esta frase simples, você quebra o gelo e tem assunto com o cliente para um bom tempo. O tal cliente desconhecido está conquistado e os negócios prometem!

            Porém, como se diz no futebol, cada jogo é um jogo. Não dá para repetir o mesmo esquema contra todos os adversários. Cada adversário precisa ser bem estudado e a estratégia adaptada para cada caso. Não é porque o assunto futebol tem funcionado muito bem, que você vai chegar numa garota logo dizendo:

            __ E aí, boneca, qual o seu time?

            Desse jeito, você levanta a bola para ela chutar:

            __ Não gosto de futebol.

            E aí, campeão, o que fazer agora?

            Neste caso, não tem jeito. É como entrar de primeira e levar uma “caneta” na pelada. Faça uma cara de dor, bote a mão na perna e tire o seu time de campo.

                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário